Engana-se quem acredita que a utilização de rolamentos falsificados prejudica apenas a empresa que faz esse uso. Por se tratar de um componente que está presente em diversas cadeias produtivas, veículos de transporte e equipamentos de uso público, todos podem acabar sendo prejudicados pelo desempenho imprevisível dos rolamentos não genuínos.
Um rolamento falso pode causar falhas graves, gerando acidentes fatais e desastres sem precedentes.
Outro problema é para identificá-los. Por terem aparência similar aos originais, a identificação de um rolamento falsificado não é fácil. Eles não são vendidos arranhados, sujos ou com uma má aparência. Muitas vezes são novos e, inclusive, utilizam embalagens de rolamentos originais descartadas.
Por isso, é importante comprar produtos de boa procedência. Dê preferência aos distribuidores autorizados, como a Norpem. Desse modo, você poderá se certificar de que está fazendo a manutenção com peças de qualidade.
Como fazer a análise de um rolamento falsificado?
Você pode solicitar à Norpem a análise de seu rolamento ou pode fazer você mesmo, por meio do aplicativo SKF Autenthicate.
O Authenticate inclui instruções claras de como fotografar o produto e enviar uma solicitação automaticamente, tudo em um único processo. Especialistas da SKF irão então analisar as informações, verificando se o produto é autêntico ou falsificado.